(informações do fabricante)
DESCRIÇÃO DO PRODUTO:
O CURIDAN é uma emulsão betuminosa de natureza aniónica e baixa viscosidade, para aplicação a frio.
Este produto é obtido pela dispersão de particulas de betume com um agente emulsionante de caracter aniónico de muito alta fluidez.
CAMPO DE APLICAÇÃO:
Utilização recomendada:
- Condição do substrato: Deve estar livre de poeira, graxa, resíduos de tinta, gesso e corpos estranhos.
- Preparação do substrato: Partículas soltas ou mal aderidas será removido, por isso é recomendado limpar a superfície a ser preparada. Se necessário, a superfície será regularizada com uma argamassa que ficará devidamente flutuada.
- Tipo de suporte: O CURIDAN não deve ser aplicado sobre superfícies polidas, pois podem ocorrer falhas de adesão.
- Humidade do substrato: CURIDAN pode ser aplicado sobre superfícies secas ou levemente húmidas, porém sem escoamento de água.
- Tempo de secagem: Depende da temperatura ambiente, da insolação e da umidade relativa. Verifique se o primer está seco ao toque.
- Ferramentas de aplicação: Pode ser aplicado por spray, pincel, pincel ou rolo.
- Temperatura mínima de aplicação: CURIDAN no It deve ser instalado quando a temperatura for inferior a + 5ºC.
Aplicação de primário e preparação de superfícies porosas onde posteriormente se vai soldar uma chapa betuminosa. Pode ser usado sem diluir ou diluído em água (10-20%), até a concentração desejada.
- No suporte, aplicar uma camada de CURIDAN, tentando impregnar bem os poros. O rendimento aproximado será de 0,2-0,5 Kg / m².
- No caso de pontes e decks de estacionamento, o desempenho será de 0,2 Kg / m².
- Em sistemas colados, a chapa betuminosa é soldada em sua totalidade, portanto, toda a superfície deve ser preparada com primer.
- Nos sistemas não aderentes ou flutuantes, a chapa betuminosa é soldada apenas em pontos singulares (petos, sumidouros, juntas de dilatação, etc ...), devendo estes elementos ser imprimados.
APRESENTAÇÃO:
- Balde de 25 kg
- Rendimento 0,5 kg/m2
VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
O CURIDAN trata-se de um produto fluido de aspeto uniforme e aplicação a frio qu endurece por evaporação da água nele contida. Uma vez aplicado e seco, forma uma película contínua que apresenta as seguintes vantagens que proporcionan benefícios ao sistema:
Vantagens:
- Fácil aplicação.
- Uma vez dada a rotura da emulsão, por evaporação da fase aquosa, consegue-se uma camada contínua que não flúi a temperaturas elevadas.
- Durável.
- Isento de solventes.
- Produto de consistência fluida.
Benefícios:
- Pode aplicar-se com pistola, pincel, escova ou rolo, adaptando-se às distintas superficies a imprimar, com bom rendimento.
- Boa aderência a superfícies humidas e secas.
- Totalmente estável e de grande duração.
- Pode aplicar-se em recintos fechados.
- Permite aplicação à pistola
INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO:
Preparação do suporte:
- Estado do suporte:Deve estar limpo de pó, restos de pintura, gesso e corpos estranhos.
- Preparação do suporte: As particulas soltas, ou mal aderidas deverão ser eliminadas, pelo que se recomenda efetuar uma limpeza da superficie a imprimar. Se for necessário, deverá regularizar-se a superficie com uma argamassa cimenticia que se nivelará corretamente.
- Tipo de suporte: CURIDAN não deve ser aplicado em superfícies polidas uma vez que isso poderá originar falhas na aderência.
- Humidade do suporte: CURIDAN poderá aplicar-se sobre superfícies secas ou humidas, mas sem escorrimento de água.
- Tempo de secagem: Depende da temperatura ambiente, da intensidade solar e da humidade relativa. Verifique se o primário estará seco ao tacto.
- Ferramentas de aplicação: Poderá aplicar-se com pistola, pincel, escova ou rolo.
- Temperatura minima de aplicação: CURIDAN não deverá ser instalados quando a temperatura seja inferior a + 5˚C.
Imprimação e preparação de superficies porosas onde se vá soldar uma membrana betuminosa:
- Poderá utilizar-se o produto sem diluir ou diluido com água (10 -20%) até atingir a concentração desejada.
- Uma vez bem seco o suporte, deverá aplicar-se uma camada de CURIDAN, procurando impregnar bem todos os poros.
- O rendimento aproximado do produto deverá ser 0,2 – 0,5 kg/m2.
- No caso de pontes e coberturas de parques de estacionamento, o rendimento deverá ser de 0,2 kg/m2.
- Nos sistemas aderidos, a membrana betuminosa soldar-se-á em toda a superfície, pelo que também toda a superfície deverá ser imprimada.
- Nos sistemas não aderidos ou flutuantes, apenas se soldará a membrana betuminosa nos pontos singulares (paramentos verticais, sumidouros, juntas de dilatação, etc...) e, portanto devem imprimar-se estes elementos.
Imprimação e preparação de superficies porosas onde posteriormente serão impermeabilizadas ou tratadas por produtos asfálticos.
- Poderá utilizar-se o produto sem diluir ou diluido com água (10 -20%) até atingir a concentração desejada.
- Uma vez bem seco o suporte, deverá aplicar-se uma camada de CURIDAN, procurando impregnar bem todos os poros.
- poderá ser necessária a aplicação de uma segunda camada dependendo do estado e poder absorvente do suporte.
- O rendimento aproximado será de 0.3-0.5 kg/m2.
Proteção superficial frente à humidade de estruturas enterradas de betão em obra civil, sem grandes exigências (muros, fundações, etc...).
- Deverão aplicar-se sempre duas mãos de CURIDAN com um rendimento aproximado total final entre as duas camadas de 0,5 – 0,75 kg/m2 em função do suporte.
- Antes de aplicar uma nova camada, deverá comprovar-se que a primeira está totalmente seca
INDICAÇÕES E RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
- Não utilizar nunca como sistema de impermeabilização de coberturas.
- Antes de utilizar o produto, misturar convenientemente o mesmo até a sua completa homogeneização.
- Este produto faz parte de um sistema de impermeabilização, pelo que se deverá ter em conta todos os documentos aos quais faça referência o Manual de Soluções de Danosa, assim como toda a normativa e legislação de cumprimento obrigatório.
- Não se devem realizar trabalhos de impermeabilização quando as condições climatológicas possam ser prejudiciais, concretamente quando esteja a nevar ou a chover (poderia lavar o produto e, com isso, retirar-lhe coesão), exista neve, gelo, água ou demasiado vento na cobertura, assim como quando a humidade superficial seja > 8%.
- CURIDAN não deverá ser aplicado quando a temperatura seja < + 5˚C.
- Deverá controlar-se a hipotética incompatibilidade entre os isolamentos térmicos e a impermeabilização.
- Deverá evitar-se projetar espuma de poliuretano diretamente acima da impermeabilização sem a utilização de uma camada separadora adequada (geotêxteis, betonilhas, filmes de polietileno, etc...).
- No caso de reabilitação, deverá tomar-se em conta as incompatibilidades quimicas com antigas impermeabilizações, principalmente quando estas sejam de membranas de PVC ou mastiques modificados de base alcatão, podendo ser necessária a sua eliminação total ou a introdução de uma camada separadora adequada (geotêxteis, betonilhas, filmes de polietileno, etc...). Outros materiais impermeabilizantes poderão ser também susceptiveis de apresentar incompatibilidades quimicas.
- Todo o material utilizado deverá limpar-se com água depois de utilizado. Quando o CURIDAN estiver seco apenas se conseguirá eliminar com dissolvente.
- NOTA: Para mais informação sobre os sistemas Danosa em que intervém o CURIDAN, sugerimos a consulta do documento “Soluções de impermeabilização”.
MODO DE APLICAÇÃO:
Recomenda-se não aplicar em temperaturas abaixo de 10°C. É preferível que o produto seja aplicado por pulverização ou baixa pressão (0,5 bar no máximo). Também pode ser tratado por imersão. O material a ser tratado deve estar completamente saturado com o produto (até que ocorra a rejeição do mesmo), falicitando a sua penetração no núcleo saudável da pedra.
Uma aplicação é geralmente suficiente, mas às vezes é necessário repetir o tratamento após 2 ou 3 semanas.
Para melhores resultados, aguardar 4 semanas, à temperatura ambiente de 20°C e com uma humidade relativa de 40 - 50%.
MANIPULAÇÃO, ARMAZENAGEM E CONSERVAÇÃO:
- Este produto não é tóxico, nem inflamável.
- O produto deverá ser armazenado num local seco e protegido da chuva, do sol, e das baixas temperaturas.
- Temperaturas inferiores a 0 ˚C podem afetar a qualidade do produto. Com estas condições e no seu balde de origem, estando este fechado, o produto poderá permanecer armazenado aproximadamente 6 meses desde a data de fabricação.
- O produto deverá ser utilizado seguindo a ordem de chegada à obra.
- Em qualquer caso, deverá ter-se em conta todas as normas de Segurança e Higiene no trabalho, assim como as normas de boa prática da construção.
- No caso de sedimentar o material, deverá remover-se até que se encontre no estado inicial.
- Danosa recomenda a consulta da ficha de segurança deste produto, que está permanentemente disponivel em www.danosa.com, ou poderá solicitá-la por escrito ao nosso Departamento Técnico.
DOCUMENTOS PARA DESCARGA: