Estudos da União Europeia evidenciaram que os edifícios são responsáveis por 40% das emissões de dióxido de carbono (CO2) e 35% do consumo de matéria-prima. Os Estados-Membros comprometeram-se a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 40% em relação a 1990, a aumentar pelo menos em 32% as energias renováveis e em termos de eficiência energética a melhorar o desempenho em pelo menos 32,5%, até 2030.
Alinhados com esta estratégia de sustentabilidade, tanto a eficiência energética quanto a responsabilidade social e ambiental são alguns dos catalisadores que estão a transformar o mercado imobiliário. Atualmente investir num bem sustentável faz parte da estratégia de muitas empresas, seja para o desenvolvimento de um novo edifício, seja para otimizar a operação e manutenção de um existente.
Para implementar o desenvolvimento sustentável, ou mais importante, para medir ou avaliar o seu desempenho foram criados referenciais de sustentabilidade que conduzem a certificações de edifícios. Estas certificações visam integrar o controlo dos impactos ambientais do projeto no ambiente externo e a melhoria da qualidade de vida dos ocupantes, criando um ambiente interior saudável e confortável para a prevenção e gestão de riscos para a saúde, tendo em conta os aspetos gerais económicos e sociais, ao longo de todo o ciclo de vida do edifício.
Aqui, pode encontrar produtos que contribuem para a obtenção das Certificações Ambientais como Leed e Breeam, entre outras.
FASSA BORTOLO MB60 disponível em 9 cores, é uma bio-argamassa para encasque, assentamento de alvenaria, tijolo face à vista e reabilitação de suportes antigos. MB 60 COLORIDO é uma argamassa seca pré-misturada para alvenaria de face à vista composta por cal hidratada, ligante hidráulico, corantes naturais especiais, areias classificadas e material hidrófugo.
FASSA BORTOLO RB101 Bio-Revestimento de saneamento para aplicação sobre rebocos à base de cal. RB 101 é usado como reboco decorativo para exteriores e interiores em rebocos de fundo à base de cal-cimento
ou em regularizadores armados com rede de armadura em fibra de vidro resistente aos álcalis. Para aplicações
exteriores, recomendam-se rebocos de fundo à base de cal e cimento que contenham material hidrófugo como KI 7.
Para aplicações interiores, recomendam-se rebocos de fundo à base de cal e cimento (KB 13, KC 1...)
Pode ser usado como reboco de acabamento para completar ciclos de reabilitação de alvenarias sujeitas a ascensão
de humidade realizados com rebocos macroporosos.
Tecnadis SELFCLEAN PV é um tratamento hidrofílico baseado em nanotecnologia para aumentar a eficiência energética dos painéis solares em +8%, com durabilidade estimada de 10 anos.
VETROSMART ECONOMY é uma solução hidrofóbica transparente e anti-incrustação com duração de 3 anos, especialmente desenhada para superfícies de vidro: resguardos de duche, espelhos, janelas e grandes janelas, entre outros. Este tratamento confere ao vidro propriedades de fácil limpeza, criando uma barreira protetora contra líquidos, cal e outros resíduos, evitando assim o seu acúmulo e reduzindo as tarefas de limpeza subsequentes.
TECNADIS PRS PERFORMANCE SuperHidrofugante, é um produto HIDROFUFANTE E OLEOFUGANTE de nanopartículas HIIDROFÓBICO e ANTI-MANCHA de última geração que é especificamente projetado para superfícies horizontais, embora também possa ser aplicado em superfícies/fachadas verticais, feitas por materiais porosos e pouco porosos (pedra natural, betão, tijolos, argamassa, telhas, terrazzo, argila, gesso, alabastro, madeira, etc.) *Verificar a rentabilidade por camada em cada tipo de suporte.
TECNADIS AQUASHIELD ULTIMATE, é um produto superhidrofóbico de base nanotecnológica, destinado à proteção externa contra a ação da água e humidade em superfícies verticais e inclinadas para materiais porosos e semi-porosos (betão, tijolo, gesso, mármore, granito entre outros), com uma durabilidade de superior a 10 anos.*Verificar a rentabilidade por camada em cada tipo de suporte.