Se é construtor, e tem uma obras para realizar, tenha um instrumento de medição de humidade à mão, pois mais tarde ou mais cedo vai-lhe ser muito útil, e quem sabe, ainda antes de começar o trabalho para evitar futuras patologias em obra.
O termo patologia tem origem grega, e significa “estudo das doenças”, mas quando nos referimos às patologias na construção civil, estamos a falar das “doenças” que existem ou podem vir a existir nos edifícios que habitamos.
Nos últimos anos, constatamos que se construiu muito e em pouco tempo. No entanto, estamos agora a construir em média menos 67% dos fogos que do que se construía há 10 anos. Como consequência dessa construção “apressada”, resultaram edifícios que apresentam patologias logo nos primeiros anos de uso.
|SERÁ QUE AGORA TEMOS MAIS TEMPO PARA CONSTRUIR MELHOR?
Muitos estudos têm sido realizados, e estima-se que mais de 54% das patologias detetadas nos edifícios têm origem ainda antes de iniciar a obra e outras já na fase de construção, ou seja ainda antes dos edifícios serem habitados. É de extrema importância ter em atenção que estes “erros” resultam na redução da qualidade de vida das pessoas que os habitam, assim como no altos custos com manutenções e reparação desses edifícios.
Fissuras e rachaduras, manchas, eflorescência, corrosão das armaduras e degradação do betão, estão das 5 patologias mais comuns na construção civil, e podem levar a uma acumulação de humidade dentro da casa.
Esta humidade, pode facilitar a emissão de químicos provenientes dos materiais de construção e aumenta o problema dos ácaros, que são uma reconhecida fonte de alergias. No entanto, a relevância da humidade para a saúde está principalmente relacionada com o facto que muitas vezes leva ao aparecimento e crescimento de bolor.
O bolor, é reconhecido como um dos maiores alergénios no ambiente da casa e pode levar a suaves ou severas reações alérgicas, principalmente relacionadas com a saúde respiratória (incluindo infeções e obstrução brônquica) e reações do sistema imunitário. Especificamente, o bolor foi identificado como um fator na origem da exacerbação de ataques de asma. Além de alergias e problemas respiratórios, foram encontradas fortes associações com dores de cabeça, fadiga, ansiedade e depressão.
O risco do bolor para a saúde é especialmente relevante para as crianças que passam mais tempo dentro de espaços interiores e têm um sistema imunitário mais vulnerável. A exposição à humidade e bolor aumentam significativamente o risco de asma e outros efeitos respiratórios nas crianças. Saiba que cerca de 13% da asma infantil pode ser atribuída à humidade da casa.
Na União Europeia, a exposição à humidade e bolor na casa varia fortemente de país para país, indo desde mais de 30% em Portugal até ao mais abaixo de 5% na Finlândia, sendo a média de 16% (EUROSTAT, dados de 2001).
O controle da humidade torna-se fundamental para o correto funcionamento de qualquer edifício e é importante para proteger os ocupantes dos efeitos adversos à saúde e para proteger o edifício, seus sistemas mecânicos e seu conteúdo de danos físicos ou químicos. No entanto, os problemas de humidade são tão comuns em edifícios que muitas pessoas os consideram quase inevitáveis.
|SERÁ QUE VAI SER SEMPRE ASSIM?
Além de sérios problemas de saúde, como já alertamos, se a humidade não for detetada, ela pode danificar os materiais e componentes de construção. A exposição à humidade prolongada podem causar vários problemas nos edifícios, incluindo:
- Acumular mofo e bactérias, e também pode atrair insetos, bicho da madeira, etc. para os materiais de construção;
- Enfraquecimento e deteriorar materiais solúveis em água;
- Deformação, inchaço e apodrecimento de materiais de madeira;
- Danificar tintas e vernizes;
- Diversas reações químicas em elementos de fixação, estruturais, cablagem, coberturas metálicas, pavimentos e adesivos, a deixarem de cumprir e acabam por falhar;
- Danos em betão, tijolo e placas de gesso;
- A eficácia de isolamento térmico e acústico passa a ser mais reduzida;
| PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO?
A humidade presente no betão, na alvenaria, na madeira ou qualquer outra superfície, pode ser um desastre para qualquer projeto de construção nova ou reabilitação. No entanto, podemos prevenir e analisar o grau de humidade presentes nos materias e entender se estão em condições de serem usados, e também podemos medir se as soluções construtivas já executadas, estão curadas e prontas para avançar para a fase seguinte.
Existem muitos aparelhos e vários tipos de testes para analisar a humidade em diferentes materiais. Saiba que existe mais de 108 tipo de madeiras e mais de 31 materiais de construção que podem ser testados .
| LEMBRE-SE QUE, O PASSA-PALAVRA É BEM MAIS PODEROSO DO QUE QUALQUER PUBLICIDADE!
Empresas de construção e instaladores com experiencia, têm conhecimento que o teste de humidade aos materiais é uma parte importante do processo e sucesso dqas suas obras.
Estes profissionais, sabem que existem testes de medição de superfície não destrutiva (medição capacitiva) e medição pontual e precisa aos materiais (medição de resistência), e que os devem testar os materiais de construção, antes, durante e no final de qualquer construção, como forma de garantir a perfeita execução da obra. Sempre que possível, recomendamos que os apresente estes relatórios aos seus clientes, por exemplo nas diversas reuniões que existem no decorrer da obra. Esta será uma forma de transmitir transparência, profissionalismo e confiança aos seus clientes.
A CONSTRUBIZ, oferece-lhe um vasto leque de instrumentos para profissionais de medição de humidade de alta qualidade para construtores e instaladores. Temos também instrumentos de uso universal, para o particular que quer ir monitorizando o grau de humidade em qualquer superfície da sua casa.
Se você é um construtor ou particular e está preocupado com os níveis de humidade em sua obra, casa ou local de trabalho, consulte-nos para conhecer os instrumentos de medição de humidade ideai para cada caso.