(informação do fabricante do produto)
Vantagens
- Secagem rápida e eficiência em tempos curtos
- Aplicação de pedras naturais, mármores e recompostos
- Extra-branco (no caso de ser cor branco)
- Ótimo para pavimentos e paredes com sistema de aquecimento/arrefecimento
- Ótima trabalhabilidade
- Deformável - Classe s1
- Deslizamento vertical reduzido - Classe T
- Resistente ao deslizamento vertical
- Sobreposição interior
- Para cerâmica de baixa espessura e grande formato
Composição
- RAPID MAXI S1 é uma cola pré-misturada seca composta por ligantes brancos e cinzentos de endurecimento rápido, areias selecionadas, resinas sintéticas e aditivos específicos que garantem uma ótima trabalhabilidade e o desenvolvimento de adesões elevadas de curto prazo.
Fornecimento
Sacos especiais com proteção contra a humidade de aprox. 25 kg
Utilização
- RAPID MAXI S1, graças à sua formulação, é particularmente indicado para a aplicação de materiais pétreos naturais e artificiais moderadamente sensíveis às manchas e estáveis à humidade.
- Ideal para intervenções de reconstrução, reparação e aplicação onde seja necessária uma rápida colocação em serviço dos locais para qualquer finalidade de utilização.
- Além disso, esta cola é utilizada para colar, tanto no interior como no exterior, em paredes e pavimentos, revestimentos de cerâmica, mosaico, clínquer, grés, grés porcelânico.
- Os suportes podem ser: rebocos de fundo à base de cal, cimento, gesso e argamassas bastardas, betonilhas à base de cimento ou anidrite bem maturadas e secas, lajetas em betão bem maturadas, gesso cartonado, membranas cimentícias e pavimentos existentes.
- Adequado para a aplicação em rebocos e betonilhas com sistema de aquecimento/arrefecimento e piscinas.
- Altamente indicado, dada a perfeita compatibilidade dos materiais, em betonilha SA 500, SV 472, SV 472 P, SR 450, FASSAFLOOR THERM ou LEGEO MIX, betonilhas realizadas com ligante FASSACEM, em impermeabilizantes da linha AQUAZIP, em placas do sistema de gesso cartonado GYPSOTECH.
Preparação do suporte
- Regra geral, o suporte de aplicação deve estar curado, íntegro, seco, estável e mecanicamente resistente.
- Eventuais vestígios de óleos, gorduras, ceras, tintas, vernizes, etc. devem ser previamente removidos, bem como eventuais partes degradadas ou destacadas.
Superfícies cimentícias:
- Aconselha-se a humedecer as superfícies de aplicação sujeitas a uma forte irradiação solar, evitando estagnações de água superficiais, antes de espalhar a cola.
- Para eventuais reabilitações de superfícies irregulares, utilizar as argamassas GAPER 3.30 ou LEVEL 30.
- A reabilitação de quotas ou defeitos de planaridade horizontais em interiores poderá ser feita com as argamassas SL 416 ou SM 485 consoante as espessuras requeridas.
- Eventuais fissuras ou ligações betão novo/betão antigo em superfícies horizontais serão seladas monoliticamente com a resina epóxi bicomponente FASSA EPOXY 300.
- Na presença de betonilhas cimentícias com baixa resistência mecânica superficial, deve-se considerar a sua consolidação com um produto de elevada penetração PRO-MST.
Betão
- em caso de partes danificadas, degradadas, ferros de armadura à vista ou segregação do betão, intervir com argamassas estruturais adequadas Fassa Bortolo.
Superfície em gesso ou anidrite
- Antes da posa da cola, a superfície deve ser tratada com PRIMER DG 74.
- O tratamento poderá ser efetuado quando a humidade residual da base for inferior a 0,5% (0,3% em betonilha/reboco com aquecimento/arrefecimento).
Pavimento existente
- Executar um mapeamento rigoroso para verificar que o pavimento está devidamente aderente ao fundo.
- Quaisquer partes destacadas ou removíveis devem ser extraidas antecipadamente e as lacunas preenchidas com GAPER 3.30 ou LEVEL 30.
- Deverá prestar-se particular atenção à limpeza da pavimento com o produto alcalino FASSA-REMOVE que promove a saponificação de óleos, gorduras e ceras eventualmente presentes.
- Se a base for particularmente lisa, é aconselhável uma abrasão mecânica com a posterior aspiração e limpeza rigorosa da superfície.
- Apenas no interior, pode ser avaliada, em função das condições do suporte, deverá ser considerada a utilização do promotor de adesão PRIMERTEK 101, mediante a preparação prévia da base.
- Para um aplicação correta, recomenda-se consultar a documentação técnica de cada produto
Trabalhabilidade:
- Deitar o conteúdo de um saco num balde com água limpa na quantidade indicada nos Dados Técnicos e mexer com um agitador mecânico a baixo número de rotações por um tempo não superior a 3 minutos, até obter uma massa fluida, homogénea e sem grumos.
- Deixar repousar 5 minutos antes da aplicação.
- Voltar a mexer e espalhar a cola com a espátula dentada, que será escolhida com base no tipo de revestimento a colar.
- De qualquer forma, na fase de aplicação, realizar uma primeira camada fina com a parte lisa da espátula, premindo energicamente, para obter a máxima adesão ao suporte.
- Acrescentar água em excesso não melhora a trabalhabilidade da cola, podendo criar problemas de diversas naturezas e reduzir o desempenho final do produto.
- A mistura assim obtida poderá ser trabalhada durante 30 minutos em condições normais de temperatura e humidade; em caso de condições desfavoráveis, a duração da mistura poderá sofrer variações.
- Não é preciso molhar previamente os revestimentos antes da sua aplicação; lavá-los em água apenas quando existem vestigios de poeiras.
- Os revestimentos aplicam-se fazendo um ligeiro movimento de pressão e batendo-os cuidadosamente de forma a que a superfície fique em perfeito contacto com a cola.
- O eventual ajuste dos revestimentos deve ser efetuado no espaço de cerca de 15 minutos após a aplicação.
- No caso de formação de filme superficial da cola, ou seja, a formação de "pele" na superfície, não molhar a superfície, mas antes refrescála passando sobre ela a espátula dentada.
- Em função das características do revestimento (peso e formato) e da espessura de cola realizada, para facilitar a aplicação aconselha-se a utilização de niveladores Fassa Bortolo (Kit NEW LEVEL TILE).
- De acordo com a norma de aplicação UNI 11493-1, se requerido, adotar a técnica da colagem dupla, ou seja, a aplicar cola no suporte e no tardoz da peça.
Selagem das juntas
- Para a selagem das juntas, é possível utilizar os selantes cimentícios FASSAFILL SMALL para juntas de 0 a 5 mm, FASSAFILL MEDIUM para juntas de 2 a 12 mm, FASSAFILL LARGE para juntas de 5 a 20 mm e FASSAFILL RAPID para juntas de 2 a 20 mm.
- Caso seja necessária uma elevada resistência química, usar selantes para juntas à base de epóxi como FE 838 (para juntas de 3-15 mm) ou BLUCOLORS (para juntas de 2-20 mm).
- Selar as juntas técnicas (juntas de dilatação e perimetrais, ângulos entre pavimento e paredes, perfis, etc.) com FASSASIL NTR PLUS (selante de silicone de reticulação neutra).
- De acordo com a norma UNI 11493-1, a largura mínima das juntas não pode ser menor que 2 mm; no exterior e em condições críticas é aconselhada uma junta mais larga.
- Além disso, indicativamente, a superfície de fracionamento máxima em ambiente exterior é de 9-10 m² e em interior é de 24-25 m².
Observações
- Produto para uso profissional.
- A cola fresca deve ser protegida do sol direto, da chuva e do gelo durante pelo menos 24 horas.
- Não utilizar diretamente em películas ou membranas à base de betuminoso ou alcatrão.
- Verificar a compatibilidade da cola com recompostos e painéis de materiais pétreos ou pedras naturais com sistemas de reforço aplicados na traseira.
- Seguir as normas nacionais vigentes.
- Não utilizar diretamente para paredes em gesso cartonado; utilizar o primário DG74 de acordo com a legislação vigente no local de utilização do produto.
RAPID MAXI S1 deve ser utilizado no estado original sem adição de materiais estranhos
Conservação:
- Conservar em local seco por um período não superior a 6 meses
Qualidade:
- RAPID MAXI S1 é submetido a um constante controlo nos nossos laboratórios. As matérias-primas utilizadas são rigorosamente selecionadas e controladas.
Características Técnicas:
- Aspeto pó extra-branco ou cinzento
- Espessura máxima 10 mm
- Granulometria < 0,6 mm
- Água de mistura 22-24%
- Tempo de repouso aprox. 5 minutos
- Peso específico da argamassa amassada approx. 1.550 kg/m³
- Densidade do adesivo endurecido aprox. 1.500 kg/m³
- pH > 12
- Duração da mistura a +20°C aprox. 30 minutos
- Temperatura de aplicação de +5°C a +35°C
- Tempo de ajuste aprox. 15 minutos
- Tempo de espera para a betumação das juntas 2-3 horas
- Pedonabilidade 2-3 horas
- Tempo de espera para colocar em exercício depois de 24 hopras (dependendo da utilização a que se destina e das condições climatéricas)
- Classificação GEV EMICODE EC 1Plus - com emissões muito baixas
- Conforme a Norma EN 12004 C2FT S1
Prestações segundo a EN 12004 C2FT S1
- Adesão à tração antecipada (6 horas) (EN 1348) ≥ 0,5 N/mm²
- Adesão à tração inicial (EN 1348) ≥ 1 N/mm
- Adesão à tração depois de imersão em água (EN 1348) ≥ 1 N/mm²
- Adesão à tração após ação de calor (EN 1348) ≥ 1 N/mm²
- Adesão à tração após ciclos gelo e degelo (EN 1348) ≥ 1 N/mm²
- Tempo aberto: adesão por tração (UNI EN 1346) ≥ 0,5 N/mm² após não menos de 10 minutos
- Deslizamento vertical (EN 1308) ≤ 0,5 mm
- Deformabilidade transversal (EN 12002) ≥ 2,5 mm e < 5 mm
Para as situações a indicadas a negrito, não usar Fassaflex e usar em alternativa > os produtos ou conjuntos de produtos apresentados
- Aplicar diretamente em betonilhas em anidrite > PRIMER DG 74 - RAPID MAXI S1
- Aplicar diretamente em rebocos à base de gesso > PRIMER DG 74 - RAPID MAXI S1
- Cerâmicas ou pedras naturais de grande formato > FASSATECH 2
- Aplicar sobre pavimentos ou paredes sujeitas a fortes movimentos ou vibrações. > FASSATECH 2
- Pedras naturais sensíveis à humidade e às manchas > AX 91
- Aplicar sobre superfícies de madeira ou metal > AX 91
Tipo de espátula a usar > Consumo indicativo*
- Dente quadrado 6x6 mm > aprox. 3-4 kg/m²
- Dente quadrado 10x10 mm > aprox. 5-6 kg/m²
(*) Todos os consumos são referentes a uma colagem simples.
Documentação técnica