(informação do fabricante do produto)
Descrição
PASTA DE JUNTAS DE SECAGEM RÁPIDA DE 2H para soluções de Placa Gesso Laminado. Material em pó, com base de cargas inorgânicas, devidamente aditivado para ser misturado com água e obter pasta para juntas de aplicação em sistemas de gesso laminado. A pasta resultante endurece por reacção química e por secagem ao ar. Este processo é mais estável perante variações nas condições climatéricas do que nas pastas de secagem, proporcionando um tempo aproximado de trabalho de duas horas desde o começo da mistura
Campo de aplicação
- A pasta para juntas Pladur ST2 é indicada para realizar, em cobinação com a fita para juntas Pladur, o tratamento completo (preenchimento e acabamento) das juntas e o enchimento das cabeças dos parafusos nos sistemas de placa de gesso laminado Pladur, obtendo uma superficie plana lisa, pronta para usar em trabalhos de decoração.
- Permite efectuar tratamentos de juntas em menos de um dia.
- Pode-se utilizar para dar uma passagem geral nas zonas que possam ter sofrido leves imperfeições durante a montagem ou corrigir ligeras inrregularidade nas placas.
- A sua utilização pode ser de forma manual ou mecânica.
- Não é indicada para efectuar tratamento de juntas sem fita.
Rendimento Aproximado
- Nivel de Acabamento Q1: 0,23 kg/m2
- Nivel de Acabamento Q2: 0,29 kg/m2
- Nivel de Acabamento Q3: 0,32 kg/m2
Modo de emprego
- Instalar as placas dos sistemas Pladur seguindo rigorosamente as instruções de Yesos Ibericos, SA
- Misturar a quantidade de água e pó recomendada num recipiente limpo e livre de resíduos ou restos de outras misturas. É imprescindível usar água limpa. Remover com batedor mecânico. Recomenda-se deixar repousar 5 minutos antes da sua aplicação.
- Preencher a junta com a pasta e colar a Fita de juntas Pladur.
- Aplanar com a ajuda de uma espátula retirando o excesso de pasta e evitando deixar grumos, volumens e bolhas de ar debaixo da fita. Deixar secar completamente.
- Aplicar as sucessivas camadas de pasta de acordo com o nível de acabamento requerido (uma, duas e três demãos para acabamentos Q1, Q2 ou Q3 respetivamente).
- Recomenda-se a utilização de toda a pasta que se extrai da mistura peparada em cada aplicação e não se deve voltar a deitar no recipiente o que sobra, uma vez que isso acelera o tempo de endurecimento da mistura restante.
- Aplicar duas ou três demãos de pasta nas cabeças dos parafusos.
- Em esquinas e cantos devem-se utilizar Fitas Guardavivos Pladur e Fita de Juntas Pladur respetivamente. A forma de tratar estes pontos singulares é semelhante à junta entre placas (colagem de fita e posteriores camadas de pasta).
- É necessário respeitar o tempo de secagem da pasta aplicada em cada camada antes de aplicar a seguinte. No caso de não o respeitar, poderá aparecer áreas abatidas ou fissuras imprevistas.
- Cada uma das camadas deve ter uma largura ligeiramente superior à anterior.
- Deve-se respeitar sempre a norma vigente aplicável no território onde se efetuar a instalação.
Armazenamento, Manipulação e Conservação
- Armazenar os sacos em lugar seco e coberto, protegido das geadas e da exposição direta do sol. Mantê-los elevados do chão para proteger da humidade.
- Pasta para juntas Pladur ST2 tem uma caducidade de 9 meses a partir da sua data de fabrico, desde que se conserve na sua embalagem original, fechada, não deteriorada e sob as recomendações aqui indicadas.
- Humidade, frio ou calor extremos aceleram o seu envelhecimento podendo alterar o comportamento da pasta.
- Não se recomenda a manipulação por um único individuo de produtos ou conjunto de produtos que superem, individual ou simultaneamente, os 25kg. No caso de se superar este peso recomenda-se uma manipulação coletiva ou mediante a ajuda de elementos mecânicos.
Precauções
- Apenas mediante o uso combinado dos produtos originais PLADUR (Placas, Perfis, Pastas, Parafusos e Acessórios) se garante o cumprimento dos resultados obtidos em ensaios ou indicações que se oferece na documentação técnica.
- Seguir-se-ão sempre as indicações mencionadas na embalagem original.
- Não se deve misturar com nenhum outro produto (gesso, colas, cimento) uma vez que, ainda que tenham um aspeto semelhante, possuem uma natureza química diferente e irão alterar as propriedades e comportamento da pasta.
- Com o risco de geadas não deve ser preparada a mistura nem aplicá-la.
- É recomendável que o lugar de aplicação disponha de uma ventilação adequada para evitar um excesso de humidade.
- Para obter informação detalhada sobre a sua segurança, consulte a ficha de dados de segurança do produto.
Acabamento e decoração
- Não se deve pintar a superfície antes de realizar o tratamento de juntas.
- Antes de aplicar uma pintura ou outra técnica de decoração é necessário certificar-se de que a pasta aplicada está completamente seca e recomenda-se que a superfície esteja limpa e livre de pó.
- É necessário aplicar uma imprimação e deixar secar antes de pintar, texturar ou empalear, de modo a igualar a capacidade de absorção de placa e da pasta. Devem-se seguir cuidadosamente as instruções di fabricante para a sua aplicação.
- Uma ventilação adequada do recinto que favoreça a circulação de ar minimiza o aparecimento de problemas ocasionados pela humidade.
- Em caso de altos níveis de humidade ambiental poderá ser necessário o uso de desumidificadores.
- Devem-se seguir cuidadosamente as instruções do fabricante do material que se empregar com a decoração.
- Para obter informação sobre os níveis de acabamento em tabiques e tetos consulte www.niveisdeacabamento.pt
Documentação técnica