(informação do fabricante do produto)
Descrição
PASTA PARA JUNTAS HIDROFUGANTE para soluções de Placa Gesso Laminado. Material em pó, à base de cargas inorgânicas, devidamente aditivado para ser misturado com água e obter pasta de aplicação em sistema de gesso laminado. Incorpora um hidrofugante que lhe proporciona uma resistência á humidade para utilização em zonas interiores com uma maior exposição a altas humidades (casas de banho, cozinhas, …etc). A pasta resultante endurece mediante secagem pelo contacto com o ar. O tempo de secagem varia em função das condições climatéricas em que se aplicar, pudendo oscilar entre 12 a 48 horas (a maior temperatura e menor humidade, os tempos de secagem resultantes serão menos longos). Dados técnicos relevantes: Adição de Água: Aprox. 8,5l/ saco 20kg; Tempo de secagem Aprox. 12 a 48h; Tempo de utilização: Max 48h; Reação ao fogo A2-s1, d0; Norma aplicável EN-13963; Classificação EN 13963: 3A
Campo de aplicação
- A pasta para juntas Pladur JH é indicada para efetuar, em conjunto com a Fita para juntas PLadur, o tratamento completo das juntas (enchimento e acabamento) e para betumar as cabeças dos parafusos nos sistemas de placa de gesso laminado Pladur, utilizados em zona interiores com maior exposição a altas humidades, obtendo uma superfície plana e lisa, pronta para iniciar os trabalhos de decoração.
- É especialmente indicada para a utilização em conjunto com a placa Pladur H1.
- Não é indicada para utilização em zonas ou lugares não interiores (sujeito a intempéries) nem para uma exposição direta à água ou outros líquidos.
Rendimento Aproximado
- Nivel de Acabamento Q1: 0,28 kg/m2
- Nivel de Acabamento Q2: 0,35 kg/m2
- Nivel de Acabamento Q3: 0,40 kg/m2
Modo de emprego
- Instalar as placas dos sistemas Pladur seguindo rigorosamente as instruções de Yesos Ibericos, SA
- Misturar a quantidade de água e pó recomendada num recipiente limpo e livre de resíduos ou restos de outras misturas. É imprescindível usar água limpa. Remover com batedor mecânico.
- Recomenda-se deixar repousar 10 minutos antes da sua aplicação.
- Preencher a junta com a pasta e colar a Fita de junta Pladur. Aplanar com a ajuda de uma espátula retiramdo o excesso de pasta e evitando deixar grumos, imperfeições e bolas de ar por baixo da fita. Deixar secar.
- Aplicar as sucessivas camadas de pasta de acordo com o nível de acabamento pretendido (uma, duas e três demãos para acabamentos Q1, Q2 ou Q3 respetivamente).
- Aplicar duas ou três demãos de pasta nas cabeças dos parafusos.
- Em esquinas e cantos devem-se utilizar Fitas Guardavivos Pladur e Fita de Juntas Pladur respetivamente. A forma de tratar estes pontos singulares é semelhante à junta entre placas (colagem de fita e posteriores camadas de pasta).
- É necessário respeitar o tempo de secagem da pasta aplicada em cada camada antes de aplicar a seguinte. No caso de não o respeitar, poderá aparecer áreas abatidas ou fissuras imprevistas.
- Cada uma das camadas deve ter uma largura ligeiramente superior à anterior.
- Deve-se respeitar sempre a norma vigente aplicável no território onde se efetuar a instalação.
Armazenamento, Manipulação e Conservação
- Armazenar os sacos em lugar seco e coberto, protegido das geadas e da exposição direta do sol. Mantê-los elevados do chão para proteger da humidade.
- Pasta para juntas Pladur JH tem uma caducidade de 9 meses a partir da sua data de fabrico, desde que se conserve na sua embalagem original, fechada, não deteriorada e sob as recomendações aqui indicadas.
- Humidade, frio ou calor extremos aceleram o seu envelhecimento podendo alterar o comportamento da pasta.
- Não se recomenda a manipulação por um único individuo de produtos ou conjunto de produtos que superem, individual ou simultaneamente, os 25kg. No caso de se superar este peso recomenda-se uma manipulação coletiva ou mediante a ajuda de elementos mecânicos.
Precauções
- Apenas mediante o uso combinado dos produtos originais PLADUR (Placas, Perfis, Pastas, Parafusos e Acessórios) se garante o cumprimento dos resultados obtidos em ensaios ou indicações que se oferece na documentação técnica.
- Seguir-se-ão sempre as indicações mencionadas na embalagem original.
- Não se deve misturar com nenhum outro produto (gesso, colas, cimento) uma vez que, ainda que tenham um aspeto semelhante, possuem uma natureza química diferente e irão alterar as propriedades e comportamento da pasta.
- Com o risco de geadas não deve ser preparada a mistura nem aplicá-la.
- É recomendável que o lugar de aplicação disponha de uma ventilação adequada para evitar um excesso de humidade.
- Para obter informação detalhada sobre a sua segurança, consulte a ficha de dados de segurança do produto.
Acabamento e decoração
- Não se deve pintar a superfície antes de realizar o tratamento de juntas.
- Antes de aplicar uma pintura ou outra técnica de decoração é necessário certificar-se de que a pasta aplicada está completamente seca e recomenda-se que a superfície esteja limpa e livre de pó.
- É necessário aplicar uma imprimação e deixar secar antes de pintar, texturar ou empalear, de modo a igualar a capacidade de absorção de placa e da pasta. Devem-se seguir cuidadosamente as instruções di fabricante para a sua aplicação.
- Uma ventilação adequada do recinto que favoreça a circulação de ar minimiza o aparecimento de problemas ocasionados pela humidade.
- Em caso de altos níveis de humidade ambiental poderá ser necessário o uso de desumidificadores.
- Devem-se seguir cuidadosamente as instruções do fabricante do material que se empregar com a decoração.
- Para obter informação sobre os níveis de acabamento em tabiques e tetos consulte www.niveisdeacabamento.pt
Documentação técnica